quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Caso Polêmico! Cobrança de condomínio com multa, juros e honorários de advogado com apenas 10 dias de atraso.

O caso é polêmico, porém tem lógica. Em Florianópolis a inadimplência no pagamento de condomínio certamente é uma das mais altas do país.

Lembro bem de uma manifestação há alguns anos atrás quando condôminos revoltados colocaram faixas no canteiro central da Praia Brava onde estão instalados muitos condomínios de alto padrão, pois por lá a inadimplência era superior a 80%. E assim não há como administrar o condomínio. Mas cobrar multa, juros e honorário de advogado de 20% em apenas dez dias é absurdo. Observando que o atraso nem sempre ocorre por negligência do condômino: existe greve dos bancos, aperto financeiro torna-se ainda mais perverso para o bolso das pessoas nesses casos. Enfim, muitos motivos podem levar as pessoas a atrasar o pagamento das contas.

A justificativa do advogado para cobrança é a seguinte: “temos contrato com o condomínio e a convenção nos repassa as informações sobre o período da cobrança. Há condomínio que cobram em 10 dias, outros em 15 e outros em 30 dias, mas não esqueça: os 20% são cobrados após a correção do valor”.

Em suma, os honorários do advogado além de serem exorbitantes (20%) ainda incidem sobre o valor corrigido???? A questão legal e de bom senso ficam também negligenciadas ao abuso.

Para administrar um condomínio é preciso ter bom senso e responsabilidade, mas para morar em um condomínio também.

Sua avaliação sobre o assunto dependerá do lado que você estiver!!!!!

ENTREVISTA: VIAGEM AO EXTERIOR (Jornal Hoje/Globo)

http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/cartao-de-debito-pre-pago-e-boa-opcao-para-pagar-contas-em-viagens-ao-exterior/2541690/

DICAS DE ECONOMIA: ENDIVIDAMENTO E TAXA DE JUROS (BOM DIA SC

Participação Matéria do RBS Notícias (matéria de encerramento do telejornal)

Os cuidados com as crianças na hora de ir as compra (RBS Bom Dia SC)

Entrevista no Jornal do Almoço RBS TV SC: 13º salário

Como gastar o 13º Salário

Entrevista sobre Finanças Pessoais