quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Ceia de Natal

Uma bela pergunta: como pode num ano em que o dólar despencou, a inflação está sob controle o preço da Ceia de Natal aumentar mais de 12%? Isso é o Brasil...

Leiam a notícia:

Ceia de Natal fica 12,5% mais cara em 2010, aponta FGV

A tradicional refeição de Natal ficou mais cara em 2010. Segundo levantamento feito pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), a cesta com 17 produtos tradicionalmente natalinos ficou 12,5% mais cara neste ano.

A alta é superior à de 2009 sobre 2008, de 5,83%, e também é maior do que a taxa de inflação do grupo de alimentação do Índice de Preços ao Consumidor - Mensal (IPC-M), de 7,73%.

Embora alguns produtos beneficiem-se da baixa cotação do dólar em relação ao real para ficarem menos caros, a maioria dos alimentos natalinos registrou alta. As carnes utilizadas na ceia de Natal foram o maior destaque, com o lombinho suíno ficando 14,99% mais caro, o frango subindo 10,21% e o pernil suíno 9,71%, rebatendo a deflação sofrida em 2009, quando caíram 9,58%, 7,26% e 6,18%, respectivamente.

Os produtos que ficaram mais baratos foram o bacalhau, que caiu 4,15% - muito menos que os 16,62% do ano anterior - e o frango especial, que teve deflação de 8,55%.

Fonte: http://economia.terra.com.br/noticias/noticia.aspx?idnoticia=201012021755_RED_79416587

CONSTRANGIMENTO PÚBLICO

Hoje fui a um Supermercado no Córrego Grande, mesmo sendo cliente desde a abertura da Loja, ao perceber que não estava com o cartão de crédito fui informada que o limite máximo para emissão do cheque sem o cadastro era de R$50,00, fiquei esperando pelo Gerente por meia hora, pois o mesmo estava almoçando (11:30h)...enfim mesmo após pegar o meu documento de identidade e fazer uma consulta (acredito que ao SERASA)e verificar que eu não tenho nenhuma pendência financeira este não liberou a compra...um cheque de R$256,00. Mesmo eu estando de posse de comprovante de rendimento, de residência e até mesmo de patrimônio meu cheque não foi aceito.

Falta de critério! Falta de bom senso! Mas principalmente falta de respeito com o cliente.

NORMAS DEVIAM EXISTIR PARA PRESERVAR O BOM CLIENTE!

ESTE É O PAÍS CHAMADO BRASIL, ONDE AS PESSOAS SÃO CONSTRANGIDAS PUBLICAMENTE EM NOME DAQUELAS QUE NÃO CUMPREM SUAS OBRIGAÇÕES FINANCEIRAS. Estelionato as avessas...

OBS.: eu entendo os comerciantes que não aceitam cheques, porém se o cliente consegue comprovar seus rendimentos, seu endereço e não está com o nome SUJO no SERASA, não há razão LÓGICA para isso acontecer.

ENTREVISTA: VIAGEM AO EXTERIOR (Jornal Hoje/Globo)

http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/cartao-de-debito-pre-pago-e-boa-opcao-para-pagar-contas-em-viagens-ao-exterior/2541690/

DICAS DE ECONOMIA: ENDIVIDAMENTO E TAXA DE JUROS (BOM DIA SC

Participação Matéria do RBS Notícias (matéria de encerramento do telejornal)

Os cuidados com as crianças na hora de ir as compra (RBS Bom Dia SC)

Entrevista no Jornal do Almoço RBS TV SC: 13º salário

Como gastar o 13º Salário

Entrevista sobre Finanças Pessoais