quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

FED reduz taxa básica de juros a nível histórico e outras notas

Ontem (16/12)o Federal Reserve (Banco Central dos Estados Unidos) decidiu por um corte de 0,75 pontos percentuais na taxa básica de juros do país, quando o consenso do mercado era de 0,50 pontos. Isto faz com que os juros nos Estados Unidos cheguem a um patamar nunca visto antes, precificado entre 0% e 0,25% ao ano. Barack Obama, presidente eleito e que tomará posse no dia 20 de janeiro do ano que segue, admite que uma das principais armas (corte de juros) não poderá mais ser utilizada contra a crise de crédito que assola o mercado interno do país. Obama reforça que uma vez maximizados os incentivos através de taxas, centralizará seus esforços no desenvolvimento da economia através de investimentos bilionários na infra-estrutura e inovação tecnológica, que segundo estimativas, irão gerar cerca de 2,5 milhões de empregos.

Mercados se animam após corte nos juros
O novo e impressionante patamar em que a taxa básica de juros dos Estados Unidos foi colocada após o segundo dia de reunião do FOMC (Federal Open Market Committee) animou em muito o fechamento dos mercados. O índice Dow Jones fechou o dia cotado a 8.924 pontos, alta significativa de 4,2%. O índice Bovespa, encerrou a terça-feira com alta de 4,37%, beirando 40 mil pontos. Bolsas asiáticas também absorveram a notícia de forma positiva, com destaque para Hong Kong, com alta de 2.68%. Hoje porém, muita atenção aos índices futuros americanos, que em média, estão tendo uma retração de 1,40%.

SEC inicia investigações a respeito do caso Madoff
A Security and Exchanges Comission (órgão norte americano semelhante à Comissão de Valores Mobiliários, CMV, no Brasil), dá início a profundas investigações a respeito do caso Madoff, considerado o segundo maior golpe da história dos Estados Unidos. O principal motivo desta investigação interna é descobrir como que a fraude não foi detectada antes pela comissão, tendo em vista que o órgão recebeu denúncias anônimas sobre o golpe desde 1999.

Notas gerais

Nissan corta produção de 78.000 veículos nas fábricas japonesas e demite 500 funcionários, além de anunciar redução gradativa no quadro de funcionários temporários entre janeiro e março de 2009.

China compra US$ 190 milhões em ações dos três principais bancos do país com intuito de valorizar as cotações.

Alemanha registra queda na inflação de 1,4% ao ano.

Canon suspende construção de nova fábrica de máquinas fotográficas no Japão devido a redução na demanda.

IPC medido pela FIPE registra 0,23% de inflação.

OPEP se reúne nesta quarta-feira para decisão final quanto ao corte na produção diária de barris de petróleo.

Perdigão planeja redução na produção para regularizar estoques no primeiro trimestre de 2009.

Fonte: ADVFN

Nenhum comentário:

ENTREVISTA: VIAGEM AO EXTERIOR (Jornal Hoje/Globo)

http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/cartao-de-debito-pre-pago-e-boa-opcao-para-pagar-contas-em-viagens-ao-exterior/2541690/

DICAS DE ECONOMIA: ENDIVIDAMENTO E TAXA DE JUROS (BOM DIA SC

Participação Matéria do RBS Notícias (matéria de encerramento do telejornal)

Os cuidados com as crianças na hora de ir as compra (RBS Bom Dia SC)

Entrevista no Jornal do Almoço RBS TV SC: 13º salário

Como gastar o 13º Salário

Entrevista sobre Finanças Pessoais