terça-feira, 2 de dezembro de 2008

O que fazer? A saga do 13º Salário...

A palavra de ordem para os consumidores esse ano é cautela! A crise internacional está fazendo o consumidor acordar para algumas regras financeiras básicas, como por exemplo, usar o décimo terceiro para pagar dívidas. Segundo pesquisa da ANEFAC 60% das pessoas entrevistadas pretendem quitar as dívidas com o 13º, um aumento de 3,45% em relação ao ano anterior.

A mesma cautela esta valendo na hora de comprar presente de natal que apresentou queda de 5% em relação ao ano passado: esse ano apenas 15% dos consumidores pensa em gastar o dinheiro extra com a compra de presente. Em contrapartida apenas 2% esperam poder guardar esse dinheiro.

O que surpreende de fato nas estatísticas é o aumento de 28,57% no número de consumidores que fizeram empréstimo antecipado por conta da antecipação do décimo terceiro, atingindo 9% do total de pessoas que tem direito ao benefício salarial. O que demonstra o descontrole com o orçamento doméstico ao longo do ano. Observando que assim como o regime é uma mudança de hábito alimentar, o controle do gasto doméstico é um exercício diário

Em Santa Catarina o destino do décimo terceiro até bem pouco tempo atrás seria diferente em alguns municípios, mas por conta da enchente nos município do Vale do Itajaí os consumidores usarão a renda extra para reconstrução do que foi levado pelas águas, o que será revertido em bom resultado para o setor na construção civil e geração de empregos na região.

DICA: Para quem pretende ir às compras a dica é definir o quanto pode e quer gastar, fazer uma lista minuciosa com o nome das pessoas que deseja presentear, estabelecer o quanto poderá gastar com cada presente, ficar de olho nos preços, comprar a vista e quando possível pedir desconto.

Nenhum comentário:

ENTREVISTA: VIAGEM AO EXTERIOR (Jornal Hoje/Globo)

http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/cartao-de-debito-pre-pago-e-boa-opcao-para-pagar-contas-em-viagens-ao-exterior/2541690/

DICAS DE ECONOMIA: ENDIVIDAMENTO E TAXA DE JUROS (BOM DIA SC

Participação Matéria do RBS Notícias (matéria de encerramento do telejornal)

Os cuidados com as crianças na hora de ir as compra (RBS Bom Dia SC)

Entrevista no Jornal do Almoço RBS TV SC: 13º salário

Como gastar o 13º Salário

Entrevista sobre Finanças Pessoais