A palavra de ordem para os consumidores esse ano é cautela! A crise internacional está fazendo o consumidor acordar para algumas regras financeiras básicas, como por exemplo, usar o décimo terceiro para pagar dívidas. Segundo pesquisa da ANEFAC 60% das pessoas entrevistadas pretendem quitar as dívidas com o 13º, um aumento de 3,45% em relação ao ano anterior.
A mesma cautela esta valendo na hora de comprar presente de natal que apresentou queda de 5% em relação ao ano passado: esse ano apenas 15% dos consumidores pensa em gastar o dinheiro extra com a compra de presente. Em contrapartida apenas 2% esperam poder guardar esse dinheiro.
O que surpreende de fato nas estatísticas é o aumento de 28,57% no número de consumidores que fizeram empréstimo antecipado por conta da antecipação do décimo terceiro, atingindo 9% do total de pessoas que tem direito ao benefício salarial. O que demonstra o descontrole com o orçamento doméstico ao longo do ano. Observando que assim como o regime é uma mudança de hábito alimentar, o controle do gasto doméstico é um exercício diário
Em Santa Catarina o destino do décimo terceiro até bem pouco tempo atrás seria diferente em alguns municípios, mas por conta da enchente nos município do Vale do Itajaí os consumidores usarão a renda extra para reconstrução do que foi levado pelas águas, o que será revertido em bom resultado para o setor na construção civil e geração de empregos na região.
DICA: Para quem pretende ir às compras a dica é definir o quanto pode e quer gastar, fazer uma lista minuciosa com o nome das pessoas que deseja presentear, estabelecer o quanto poderá gastar com cada presente, ficar de olho nos preços, comprar a vista e quando possível pedir desconto.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário