sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

ECONOMIA E MERCADO: O FUTURO DE SANTA CATARINA

Texto publicado na Coluna de Janine Alves na Revista Gestão Empresarial
http://www.facisc.org.br/temp/BIN_2248.pdf


Santa Catarina tem apenas 1% do território nacional, cerca de 3% da população e, de acordo com o estudo divulgado recentemente pelo IBGE (para o período de 2003 a 2006), o estado produz 3,98% das riquezas e está entre os sete estados que concentram 80% do PIB do Brasil. Santa Catarina possui ainda a quarta renda per capita do País, com R$ 15,638 mil, valor que parece significativo por estar na frente de tantos outros Estados, mas que está longe dos R$ 36,7 mil do Distrito Federal.

Essas características apontam os resultados obtidos por uma indústria Diversificada, com eixos produtivos geograficamente bem distribuídos e que investe em tecnologia. E na contramão dos fatos, uma indústria que supera os obstáculos de uma infra- estrutura deficiente, conseqüência de longos anos de descaso da esfera pública com a qualidade e com a ampliação da malha viária em nosso estado.

O ano de 2008 está terminando e Santa Catarina pode contabilizar o anúncio e consolidação de investimentos industriais e comerciais relevantes, com destaque para o Porto de Navegantes, que colocou a região do Vale do Itajaí definitivamente no mapa do comércio exterior como segunda maior movimentação portuária do Brasil. Em muitos casos a queda na demanda externa de alguns produtos está sendo compensada pelo aumento do dólar e a maior receita em real. No mercado interno e para as empresas que precisam de dinheiro para custear as exportações, a falta de crédito aos poucos é contornada por medidas do estímulo ao consumo.

Mas um capítulo à parte foi aberto nos últimos dias do mês de novembro com a enchente que atingiu mais 1,5 milhão de pessoas e indústrias, principalmente do Vale do Itajaí, além do rompimento do gasoduto, que impediu o fornecimento de gás
natural para empresas de outras regiões. A logística foi completamente obstruída por dias, muitas fábricas paralisaram as atividades, vidas foram perdidas, mas da economia surge a chamada “destruição criadora”, pois a lama vai ceder espaço à reconstrução, a geração de novos empregos, a retomada de investimentos, o recebimento de verbas federais. Tudo isso vai se refletir em maior movimentação para o comércio e para a indústria de nosso Estado, transformando 2009 num ano com melhores perspectivas do que este ano que termina.

Nenhum comentário:

ENTREVISTA: VIAGEM AO EXTERIOR (Jornal Hoje/Globo)

http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/cartao-de-debito-pre-pago-e-boa-opcao-para-pagar-contas-em-viagens-ao-exterior/2541690/

DICAS DE ECONOMIA: ENDIVIDAMENTO E TAXA DE JUROS (BOM DIA SC

Participação Matéria do RBS Notícias (matéria de encerramento do telejornal)

Os cuidados com as crianças na hora de ir as compra (RBS Bom Dia SC)

Entrevista no Jornal do Almoço RBS TV SC: 13º salário

Como gastar o 13º Salário

Entrevista sobre Finanças Pessoais