segunda-feira, 13 de abril de 2009

Farra do Boi: Cultura, Maus-Tratos e Hipocrisia.

Primeiro gostaria de deixar claro que não concordo com a violência contra os animais, mas tendo em vista que sempre na época que antecede a Páscoa uma tradição local (mas que existe em outras partes do mundo com outros nomes e outros interesses) toma conta dos noticiários, tenho que fazer uma observação de cunho econômico:

Se a tradição pode ser mensurada e tem rendimento financeiro ela é socialmente aceita, a exemplo das tradicionais touradas espanholas, por lá o touro recebe tratamento de primeira, mas é inquestionável que terá uma lança fincada em seu dorso e isso o levará a uma morte dolorosa. O Toureiro ganha, o dono da arena ganha, o turismo ganha e só há um perdedor.

Outro exemplo, ainda mais significativo: você sabe como o boi é abatido em um frigorífico? Pois bem, existem algumas técnicas, mas é praticamente certo que ele morrerá por choque elétrico ou através de um golpe de marreta na cabeça, mas antes disso todos os direitos de ser um animal são completamente confiscados. Se você tem alguma dúvida sobre o horror socialmente aceito, basta olhar nos olhos de um boi no corredor que antecede o abate. Como sugestão segue um link para o vídeo “A Carne é Fraca” produzido pelo Instituto Nina Rosa:

http://www.youtube.com/watch?v=EghRqeZA-TU

Isso é só para dizer que é muito fácil atirar uma pedra no vizinho, sem perceber o que as nossas próprias atitudes significam, fazendo jus ao velho ditado “o que os olhos não vêem o coração não sente”. A imagem da farra do boi não encontra restrição, mas a imagem de um boi na hora do abate será fatalmente censurada, ou por conveniência econômica: ignorada.

Nenhum comentário:

ENTREVISTA: VIAGEM AO EXTERIOR (Jornal Hoje/Globo)

http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/cartao-de-debito-pre-pago-e-boa-opcao-para-pagar-contas-em-viagens-ao-exterior/2541690/

DICAS DE ECONOMIA: ENDIVIDAMENTO E TAXA DE JUROS (BOM DIA SC

Participação Matéria do RBS Notícias (matéria de encerramento do telejornal)

Os cuidados com as crianças na hora de ir as compra (RBS Bom Dia SC)

Entrevista no Jornal do Almoço RBS TV SC: 13º salário

Como gastar o 13º Salário

Entrevista sobre Finanças Pessoais