sexta-feira, 17 de abril de 2009

O preço dos combustíveis e a criatividade

Não é preciso puxar muito pela memória para lembrar que a mínima oscilação no preço internacional do petróleo caia como uma bomba nos postos de combustíveis brasileiros, mas com o passar do tempo e a auto-suficiência na produção, parece que a “história mudou”. E mudou mesmo, antigamente se os preços subiam, por aqui disparavam, mas agora que os preços caíram muuiiitttooooo no mercado internacional, por aqui não aconteceu nada.

A diferença no preço médio da gasolina cobrado aqui no Brasil e o preço cobrado no mercado internacional é de 22% para a gasolina e de 40% para o óleo diesel, e é por aí que passa a criatividade, pois a Petrobrás faz caixa com essa diferença e o Presidente Lula declarou que os preços não podem baixar por que isso reduziria a arrecadação de ICMS atingindo Estados e Municípios. Enfim, cadê “o companheiro” que pensava na população e sentiu na pele e no bolso as agruras do povo brasileiro?

Obs.: e ainda tem o aval dos usineiros que não querem que o preço na gasolina seja comparado ao mercado internacional, pois isso também atingiria em cheio a concorrência e o bolso deles também. Lembrando que os usineiros levam uma fatia considerável do bolo na mistura do álcool com a gasolina. Ao que tudo indica pelo menos por essa ótica a história não mudou.

Nenhum comentário:

ENTREVISTA: VIAGEM AO EXTERIOR (Jornal Hoje/Globo)

http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/cartao-de-debito-pre-pago-e-boa-opcao-para-pagar-contas-em-viagens-ao-exterior/2541690/

DICAS DE ECONOMIA: ENDIVIDAMENTO E TAXA DE JUROS (BOM DIA SC

Participação Matéria do RBS Notícias (matéria de encerramento do telejornal)

Os cuidados com as crianças na hora de ir as compra (RBS Bom Dia SC)

Entrevista no Jornal do Almoço RBS TV SC: 13º salário

Como gastar o 13º Salário

Entrevista sobre Finanças Pessoais