sexta-feira, 17 de abril de 2009

Santa Catarina pode ficar sem água em menos de 20 anos

Esse foi o título da matéria publicada pelo Jornal A Notícia em 2007, mas os problemas continuam e são cada vez mais graves. Dentre os principais problemas estão os dejetos de suínos e a poluição do solo e subsolo, dos mananciais e contamina não apenas as terras catarinenses, mas a bacia do Uruguai, ultrapassando inclusive o terrirório Nacional.



A bacia do Uruguai só no Brasil tem uma área de 385.000 km², dos quais 174.612 km² situam-se dentro do Brasil, abrangendo 384 municípios dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Mas o problema da poluição preocupa também os Uruguaios e Argentinos, pois a poluição atinge grande parte da América do Sul e deságua no oceano Atlântico através da Bacia do Prata já em território uruguaio. Não é de hoje que o Governo recebe comitivas para tratar do assunto.

Só para ter uma idéia do desastre brutal índice de poluição: Santa Catarina tem uma população de pouco menos de 6 milhões de habitantes (estimado), mas devido a produção de suínos é como de no Estado vivessem mais de 60 milhões de habitantes, o que equivale a 30% da população brasileira vivendo em apenas 1% do território nacional.

O desenvolvimento sustentável tem por base o tripé meio ambiente, economia e sociedade, mas por enquanto os interesses puramente econômicos prevalecer sobre o meio ambiente e o social e a maior parte dos políticos forem coniventes com a situação será praticamente inviável falar sobre desenvolvimento sustentável e futuras gerações.


Se você pensa que 20 anos é muito tempo, pense no que estava fazendo há 20 anos atrás e verá que o futuro está logo ali.

Leia a matéria publicada no Jornal A Notícia e que amplia o foco de visão e acrescenta dados alarmantes sobre o nível de poluição:


17/10/2007 - Santa Catarina pode ficar sem água em 20 anos

Se os recursos hídricos não forem bem cuidados, a água pode acabar em Santa Catarina dentro de duas décadas. Resíduos de indústrias, dejetos animais e contaminação por agrotóxicos já comprometem a qualidade dos mananciais. No Sul e no Oeste do Estado, a situação é crítica, segundo alerta da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável.

O volume das bacias hidrográficas ainda é suficiente para atender à demanda na maior parte do Estado, mas os sinais da falta de qualidade já são evidentes, de acordo com o 1º Plano Estadual de Recursos Hídricos, apresentado ontem pelo secretário estadual de Desenvolvimento Sustentável, Jean Kuhlmann. "A poluição e o desperdício são as principais ameaças à água catarisense", resume.

Fatores humanos, como as atividades econômicas, quando feitas sem preocupação com o meio ambiente, e climáticos, como as estiagens, são apontados como vilões quando o assunto é a qualidade e quantidade de água disponível para consumo.

As regiões Sul e Oeste apresentam as águas de pior qualidade. No Oeste, a região mais crítica do Estado, a poluição se deve ao lançamento em rios de esgotos domésticos sem tratamento e de dejetos suínos. No Sul, as causas da má qualidade da água são as mesmas, mas no Extremo da região há ainda a mineração de carvão.

Os resíduos da exploração de carvão contaminam a água com metais como o ferro, que aumentam sua acidez e impedem o consumo. Conforme a substância presente nessa água, ela pode se acumular em órgãos como os rins e provocar disfunções no organismo.
"Desde a década de 80, existem sistemas de contenção desses resíduos, mas o solo e as águas que foram contaminados antes permanecem assim, comprometendo a qualidade em certas regiões", explica Silene Rebelo, engenheira agrônoma e mestre em geografia.

É também no Sul do Estado que existe escassez de água devido ao uso intenso para irrigação, principalmente na rizicultura, nos meses de setembro a janeiro. Lá, segundo o diretor de recursos hídricos da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, Rui Batista Antunes, já há conflitos pela água. A indústria e a mineração sucedem a irrigação como as atividades que mais gastam água. O uso dos recursos hídricos nas criações de animais, com destaque para suínos, bovinos e aves, aparecem em terceiro lugar.

A falta de saneamento básico, problema presente em todo o Estado, também é considerada por Rui como um fator preocupante. SC tem a segunda menor cobertura de saneamento básico do País (apenas 11%), ganhando só do Piauí, no Nordeste.
"Se o Estado continuar com ações localizadas, sem elaborar programas que contemplem toda a água de SC, o esgotamento dos recursos hídricos será inevitável, porque a demanda cresce e os recursos não", ressalta Jean Kuhlmann.

A maior demanda de água é na bacia do rio Itajaí, onde são captados cerca de 4,2 metros cúbicos de água por segundo, que equivale a 4,2 mil litros de água. Para se ter uma idéia, para tomar um banho de 15 minutos, uma pessoa gasta cerca de 243 litros. Em seguida, está a bacia do rio Cubatão Sul, que abastece a Grande Florianópolis.

As regiões hidrográficas (RH)

RH1 – Extremo-oeste
Os rios Peperi-guaçu e o das Antas são as principais bacias que drenam a região. A agricultura é a atividade econômica mais importante, principalmente como fornecedora de matéria-prima para a agroindústria. A qualidade das águas é considerada crítica devido à poluição por dejetos suínos.

RH2 – Meio-oeste
Integra a bacia do rio Uruguai. As bacias dos rios Chapecó e Irani são os principais cursos d'água. A atividade agropecuária intensa contamina os mananciais por dejetos suínos e agrotóxicos.

RH3 – Vale do Rio do Peixe
Também integra a bacia do rio Uruguai e compreende as bacias dos rios Jacutinga e Peixe. Na atividade agrícola, o destaque é a produção de suínos e aves. A poluição por dejetos suínos é grave, estendendo-se por quase todos os mananciais da região.

RH4 – Planalto de Lages
Formada pelas bacias dos rios Pelotas e Canoas, é uma das maiores do Estado. É a região de maior área física e de menor densidade demográfica de SC. As produções agrícola, pecuária e madeireira são a base da economia. A produção de papel e celulose é a principal atividade poluidora e/ou consumidora de água, mas a região não tem índices alarmantes de poluição.

RH5 – Planalto de Canoinhas
Faz parte da bacia do rio Iguaçu. É a segunda região hidrográfica com menor densidade demográfica do Estado. As atividades agrícola e industrial são expressivas. Não apresenta índices alarmantes de poluição. A produção de papel e celulose e a concentração urbano-industrial são as principais poluidoras e/ou consumidoras de água.

RH6 – Baixada Norte
Os rios Cubatão e Cachoeira são os principais. O primeiro é uma das principais fontes de captação de água para a cidade de Joinville, que tem a maior concentração urbano-industrial do Estado. A qualidade das águas está comprometida por causa dos resíduos industriais e despejo de esgoto doméstico.

RH7 – Vale do Itajaí
Composta pela bacia hidrográfica do rio Itajaí, abastece cerca de 1 milhão de habitantes. Produção industrial principalmente na área têxtil. A disponibilidade de água na região não é alta. A industrialização e o plantio de arroz irrigado e de hortaliças consomem e/ou poluem a água.

RH8 – Litoral Centro
Os destaques são as bacias dos rios Tijucas, Biguaçu, Cubatão do Sul e da Madre. As principais atividades econômicas do local, que apresenta a maior densidade demográfica do Estado, são pequenas e médias indústrias, turismo, produção de hortaliças e pesca. Todos os rios da região apresentam poluição, principalmente por esgoto domiciliar e resíduos industriais.

RH9 – Sul
Integrada pelas bacias dos rios Tubarão e D'una. Destaque para a extração de carvão, que é também a principal fonte de poluição devido à sua extração e beneficiamento. A produção agrícola e a atividade industrial também poluem as águas da região, considerada uma das mais críticas de SC.

RH10 – Extremo-sul
As bacias dos rios Araranguá, Urussanga e Mampituba compõem essa região. Mineração de carvão, produção industrial e agricultura, principalmente de arroz irrigado, são responsáveis pela escassez de água. Extração e beneficiamento de carvão são agravantes.

Fonte:
http://www.montecastelo.sc.gov.br/conteudo/?item=6362&fa=1&cd=15793

Nenhum comentário:

ENTREVISTA: VIAGEM AO EXTERIOR (Jornal Hoje/Globo)

http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/cartao-de-debito-pre-pago-e-boa-opcao-para-pagar-contas-em-viagens-ao-exterior/2541690/

DICAS DE ECONOMIA: ENDIVIDAMENTO E TAXA DE JUROS (BOM DIA SC

Participação Matéria do RBS Notícias (matéria de encerramento do telejornal)

Os cuidados com as crianças na hora de ir as compra (RBS Bom Dia SC)

Entrevista no Jornal do Almoço RBS TV SC: 13º salário

Como gastar o 13º Salário

Entrevista sobre Finanças Pessoais