quinta-feira, 29 de maio de 2008

Preço dos alimentos sobe mais de 20%.

Pesquisa do DIEESE revela o que as donas de casa sentem a algum tempo, nos últimos 3 anos há uma escalada crescente dos preços, desde janeiro de 2005, os alimentos subiram 20,3%, contra 14,3%, do ICV (Índice de Custo de Vida). Em abril saúde e alimentação foram as vilãs: a alta na Saúde foi de 1,07% e na assistência médica de 1,11%, a grande pressão inflacionária partiu dos seguros e convênios médicos (1,27%). Os medicamentos e produtos farmacêuticos (0,87%) foram reajustado somente a partir da 4ª semana de abril, portanto, o aumento total de 3,5% ainda incidirá nas três primeiras semanas de maio. Embora os dados sejam especificamente para o município de São Paulo, os reflexos do aumento de preços é sentido em todos os lares brasileiros.

O estudo DIEESE ainda aponta o impacto da inflação sobre os estratos de renda, ou seja, entre pobres, ricos e a “exprimida” classe média. O impacto sobre: A contribuição dos gastos com Saúde para o cálculo das taxas indicadores de inflação guardou uma correlação positiva com a renda familiar, sendo menor para as famílias com renda mais baixa. Este comportamento deve-se ao fato de a alta da Saúde originar-se nos reajustes dos seguros e convênios médicos, serviço este mais utilizado pelas famílias de maior nível de renda. Comportamento inverso ao da Saúde foi observado na Alimentação, cujo impacto, nas diferentes taxas, foi decrescente com o poder aquisitivo. Os produtos com maiores elevações, como pão francês, óleo, arroz.

O Presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, admite que neste ano vai ser difícil cumprir a meta de 4,5%...prepare o bolso!

Enquanto isso: As ações das empresas produtoras de alimentos estão a todo vapor na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). A maioria dos papéis do setor registra desempenho superior ao do Ibovespa – principal índice do mercado brasileiro – no acumulado deste ano.

Nenhum comentário:

ENTREVISTA: VIAGEM AO EXTERIOR (Jornal Hoje/Globo)

http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/cartao-de-debito-pre-pago-e-boa-opcao-para-pagar-contas-em-viagens-ao-exterior/2541690/

DICAS DE ECONOMIA: ENDIVIDAMENTO E TAXA DE JUROS (BOM DIA SC

Participação Matéria do RBS Notícias (matéria de encerramento do telejornal)

Os cuidados com as crianças na hora de ir as compra (RBS Bom Dia SC)

Entrevista no Jornal do Almoço RBS TV SC: 13º salário

Como gastar o 13º Salário

Entrevista sobre Finanças Pessoais