segunda-feira, 26 de maio de 2008

Você pode estar pagando até 2.078% a mais do que a taxa básica de juros...

Os juros no Brasil continuam abusivos e o problema é que muitas pessoas ao encontrarem a facilidade do cartão de crédito e do cheque especial com valores pré-aprovados, sem maior burocracia, acabam caindo numa verdadeira armadilha. É comum, por exemplo, limites para os cartões de crédito acima do recomendável (o banco e as administradoras liberam e você aceita!), o que em pouco tempo leva os menos precavidos a caírem na armadilha do parcelamento da dívida e de juros cumulativos. Uma dívida que foge do controle.

Um estudo sobre as taxas de juros publicados pela ANEFAC (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) indica que as financeiras cobram até 2.078% a mais do que a taxa básica de juros (Selic), que atualmente está em 11,75% ao ano.

A dica é ficar atento na taxa de juros cobrada no seu cartão de crédito e no cheque especial, e em todas as outras linhas de crédito, mais observe principalmente o quanto essa taxa representa por ano. Por exemplo, o juro no comércio tem a taxa média mensal de 6,03% ao mês o que a princípio não parece muito, mas na realidade a taxa chega a mais de 100% ao ano, ou seja, você pagará duas mais pelo produto. O que acontece com cartão de crédito e as financeiras é ainda mais assustador, a taxa média de juros cobrada do cartão é de 10,37% o que indica uma taxa de 226,75% ao ano, e das financeiras pode ultrapassar os 250% ao ano.
Lembrando que a taxa indicada é a média, existem taxas menores e maiores do que estas, por isso, atenção redobrada na fatura e livrar-se das dívidas. Uma análise rápida da tabela abaixo indica que a melhor saída para quem quer se livrar dos juros abusivos das financeiras, dos cartões e do cheque especial é buscar o CDC - Crédito Direto ao Consumidor nos bancos, a taxa de juros média neste caso é de 2,99% ao mês, 373% menor do que a média das financeiras, 346% menor do que a cartão de crédito e 257% menor do que a do cheque especial.

Taxa de Juros (média) - ABRIL/2008

LINHA DE CRÉDITO TAXA MÊS TAXA ANO
Empréstimo pessoal-financeiras = 11,16% ao mês, 255,94% ao ano;
Cartão de crédito= 10,37% ao mês, 226,75% ao ano;
Cheque especial= 7,70% ao mês, 143,55% ao ano;
Juros comércio= 6,01% ao mês, 101,45% ao ano;
Empréstimo pessoal-bancos= 5,29% ao mês, 85,63% ao ano;
CDC – bancos = 2,99% ao mês, 42,41% ao ano.

FONTE: ANEFAC

Nenhum comentário:

ENTREVISTA: VIAGEM AO EXTERIOR (Jornal Hoje/Globo)

http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/cartao-de-debito-pre-pago-e-boa-opcao-para-pagar-contas-em-viagens-ao-exterior/2541690/

DICAS DE ECONOMIA: ENDIVIDAMENTO E TAXA DE JUROS (BOM DIA SC

Participação Matéria do RBS Notícias (matéria de encerramento do telejornal)

Os cuidados com as crianças na hora de ir as compra (RBS Bom Dia SC)

Entrevista no Jornal do Almoço RBS TV SC: 13º salário

Como gastar o 13º Salário

Entrevista sobre Finanças Pessoais