A incubadora de Empreendimentos de Base Tecnológica, MIDI Tecnológico, de Florianópolis, comemora dez anos de atividades. Criado com objetivo de desenvolver o empreendedorismo de base tecnológica na região, o MIDI já graduou 39 empresas e atualmente apóia 19 incubadas. O desempenho das graduadas e incubadas é evidenciado pelos números: nos últimos três anos, as empresas que passaram pelo MIDI Tecnológico geraram cerca de 400 empregos diretos e faturaram R$ 46.403.103,25.
"As empresas formadas pelo MIDI Tecnológico chegam ao mercado fortalecidas pelo apoio e pelas consultorias estratégicas que receberam enquanto incubadas", afirma a coordenadora da incubadora, Jamile Sabatini Marques. Prova disso é a taxa de sobrevivência das graduadas pelo MIDI Tecnológico que é de 93%, enquanto que a média das empresas que passaram por incubadoras, segundo o SEBRAE, é de 80%. O MIDI Tecnológico é mantido pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (SEBRAE/SC) e gerido pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE).
NOTA: Midi Tecnológico
A Incubadora de Empresas MIDI Tecnológico tem o SEBRAE/SC - Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina como entidade mantenedora e a ACATE – Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia como entidade gestora. É filiada à ReCEPET – Rede Catarinense de Entidades Promotoras de Empreendimentos Tecnológicos e à Anprotec - Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologias Avançadas.
Localizada no bairro Trindade, em Florianópolis, abriga empresas incubadas cujos produtos, processos ou serviços são gerados a partir de resultados de pesquisas científicas aplicadas, nos quais a tecnologia representa alto valor agregado. O nome “MIDI” nasceu do conceito de Microdistrito Industrial, adequado à geografia urbana e à estrutura sócio-econômica da Ilha de Santa Catarina e de outros municípios de Santa Catarina.
O objetivo do MIDI é prestar serviços de incubação a Empreendimentos de Base Tecnológica [EBT] que têm como principal insumo os conhecimentos e as informações técnico-científicas, apoiando o processo de desenvolvimento de pequenas empresas nascentes e promovendo condições específicas, através das quais empreendedores podem desfrutar de instalações físicas, de ambiente instrucional e de suporte técnico e gerencial no início e durante as etapas de desenvolvimento do negócio.
A incubadora tem uma área física total de mil m², com capacidade para abrigar, via processo seletivo público e periódico, 14 empresas incubadas na modalidade de residentes, que, depois de passarem pelo processo de incubação, em média por dois anos, são denominadas empresas graduadas.
As empresas que passaram pelo MIDI Tecnológico desenvolvem projetos de tecnologias inovadoras como jogos para celular, sistemas para agricultura de precisão, soluções em imagens médicas e softwares diversos. "Uma das questões que diferencia a incubadora é a ênfase na oferta de cursos e atividades voltadas para o aperfeiçoamento de talentos humanos e gerenciais", diz Jamile. “O investimento na capacitação de nossos incubados e a preparação deles para o mercado é possibilitada principalmente pela parceria com o SEBRAE-SC como entidade mantenedora do MIDI Tecnológico”, reforça a coordenadora da incubadora.
Além dos cursos e atividades de capacitação, as incubadas do MIDI Tecnológico recebem consultorias gratuitas nas áreas de recursos humanos, marketing, jurídica, financeira e de plano de negócios. A incubadora oferece ainda office boy e assessoria de imprensa. As empresas ainda têm à disposição salas entre 22 e 52 metros quadrados, telefone, móveis de escritório e estrutura para reuniões.
Fonte: Núcleo de Comunicação do MIDI Tecnológico
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário