quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Inflação na Periferia! Escravidão financeira.

A inflação na periferia é um grave problema que atinge a classe mais pobre da população. São pessoas que dificilmente tem dinheiro para comprar a vista e acabam se submetendo a compra no caderninho ou popular fiado. A ironia é exatamente essa, por não terem dinheiro para comprar a vista, compram durante o mês e quando recebem dinheiro o “salário” mal dá para pagar a conta da mercearia que atende ao bairro.

Aqui em Florianópolis não é raro encontrar esses estabelecimentos comerciais e os comerciantes acostumados com essa prática. Como não tem muito volume de vendas não conseguem junto aos fornecedores bons descontos, mas também como não tem concorrência no local não tem motivo para oferecer os produtos com preços mais justos aos seus clientes.

Na prática, minha preocupação existe há muito tempo, mas foi reforçada por alguns depoimentos que ouvi durante esses últimos meses em que a inflação deixou marcas principalmente nos produtos mais consumidos pela classe mais pobre da população a exemplo do arroz e do feijão.

Numa rápida pesquisa percebi que o café, por exemplo, pode ser encontrado com o preço até 150% mais caro, óleo de soja pode chegar a 100%, o feijão e o arroz podem variar entre 50% e 80%, em estabelecimentos comerciais da periferia de Florianópolis, fato que se repete por todo Brasil.

Longe das estatísticas e dos índices de preço oficiais essas pessoas passam a margem de uma sociedade economicamente mais justa. São vítimas da falta de educação que impossibilita o planejamento das contas domésticas. Perdem-se na administração das contas, pois na realidade tem que administrar a falta de dinheiro dia a dia e acabam caindo nesta verdadeira armadilha: um ciclo vicioso que aprisiona e deixa sem opção milhares de pessoas.

A escravidão financeira é uma das mais perversas, porque aprisiona sem grades.

Nenhum comentário:

ENTREVISTA: VIAGEM AO EXTERIOR (Jornal Hoje/Globo)

http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/cartao-de-debito-pre-pago-e-boa-opcao-para-pagar-contas-em-viagens-ao-exterior/2541690/

DICAS DE ECONOMIA: ENDIVIDAMENTO E TAXA DE JUROS (BOM DIA SC

Participação Matéria do RBS Notícias (matéria de encerramento do telejornal)

Os cuidados com as crianças na hora de ir as compra (RBS Bom Dia SC)

Entrevista no Jornal do Almoço RBS TV SC: 13º salário

Como gastar o 13º Salário

Entrevista sobre Finanças Pessoais