quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Santa Catarina: boas notícias sobre a economia real.

Os noticiários estão cheios de notícias sobre a crise financeira e as perversas conseqüências sobre a economia do planeta, por isso quando a notícia ainda é boa vale a pena valorizar. Foi desta forma que encarei o comunicado da ACATs (Associação Catarinense de Supermercados) e que vou reproduzir agora, pois que através dos legítimos representantes pelo menos neste setor a economia vai muito bem obrigada!

BOLETIM ESPECIAL – ACATS 12/11/2008

Queremos crescer

Desde o dia 15 de setembro se fala de uma crise com reflexos incontornáveis e da ameaça de recessão mundial. O segmento supermercadista acompanha com cautela e atenção este cenário. Tem grandes possibilidades de ser afetado, mas tem a grata satisfação de informar que até agora não vem experimentando grandes sobressaltos. E neste dia 12 de novembro, quando se comemora o Dia Nacional dos Supermercados, reafirmamos nossa disposição de trabalharmos para crescer ainda mais.

Fazemos parte da chamada economia real, que gera negócios com elementos tangíveis e que cumpre a função de auto-abastecer cerca de 90% a população de alimentos, produtos de higiene e de limpeza. Este mundo real dos supermercados é bem diferente do ambiente de investimentos financeiros especulativos em cenários futuros que, quando não se realizam, provocam o que aí está no noticiário.

Nossa realidade é a de receber diretamente os consumidores em nossas lojas. Eles querem o pão quentinho assado na hora, "bem branquinho" ou "bem escuro", a carne moída e o bife do tipo e do jeito de cada um, a verdura fresquinha, o último lançamento de iogurte e tudo mais pelo melhor preço, atendimento e maior rapidez possível. É um desafio permanente que acontece de forma presencial todo dia nos supermercados.

Não existe no País um segmento com nível concorrencial tão acentuado. E Santa Catarina tem ainda o status de ter mais lojas por habitantes. Temos aqui uma loja de supermercado para cada 3 mil habitantes. A título de comparação, o Rio de Janeiro tem uma loja para cada 12 mil habitantes.

O lado benéfico deste contexto nos faz crescer. A concorrência estimula o surgimento de novas empresas no setor e a modernização das lojas já existentes. Existe a busca pela maior variedade de produtos e pela melhor qualificação das equipes de profissionais que estão encarregadas do atendimento dos consumidores, estes, em última análise, os maiores beneficiados de todo o processo.

Todas as empresas que compõe o segmento supermercadista catarinense, em especial as associadas da ACATS, estão de parabéns pela passagem do Dia Nacional dos Supermercados. É uma data reservada para comemorações, mas nunca deixamos de fazer reflexões sobre o desempenho e a importância do segmento no contexto geral da Economia.

Aproveitamos para reforçar o propósito de continuar trabalhando pelo crescimento do setor, abrindo novas oportunidades de empregos, gerando renda e Cidadania, bem como produzindo um volume consistente de tributos e de impostos que acabam retornando em forma de melhorias públicas em benefício de toda a Sociedade.

Finalizando, renovamos o compromisso maior de proporcionar satisfação aos consumidores que procuram os supermercados não apenas fazer as compras. Os consumidores têm desejos de atendimento de expectativas. Cabe aos supermercados criar as condições para que isto se concretize.

Adriano Manoel dos Santos
Presidente da Associação Catarinense de Supermercados (ACATS)

Nenhum comentário:

ENTREVISTA: VIAGEM AO EXTERIOR (Jornal Hoje/Globo)

http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/cartao-de-debito-pre-pago-e-boa-opcao-para-pagar-contas-em-viagens-ao-exterior/2541690/

DICAS DE ECONOMIA: ENDIVIDAMENTO E TAXA DE JUROS (BOM DIA SC

Participação Matéria do RBS Notícias (matéria de encerramento do telejornal)

Os cuidados com as crianças na hora de ir as compra (RBS Bom Dia SC)

Entrevista no Jornal do Almoço RBS TV SC: 13º salário

Como gastar o 13º Salário

Entrevista sobre Finanças Pessoais