Era tradição a bolsa de valores caia e o capital migrava para o dólar, mas a pelo menos há seis meses a história mudou. A bolsa cai e o dólar também. A queda continua na bolsa de valores que começou em junho e continuou por todo mês de julho, levando ações tradicionais a despencar, como as ações da Vale e da Petrobrás que há cinco anos vinham batendo recordes de valorização*.
Os investidores estrangeiros tiraram o dinheiro da BOVESPA para cobrir os prejuízos lá fora ou para aproveitar o aumento da SELIC migrando para a renda fixa, a intenção é garantir uma valorização mínima para o investimento (com o risco de a valorização ser menor do que a inflação) até que novos ventos soprem na bolsa de valores.
Depois que os índices de inflação deram o ar da graça e começaram a atingir os nossos bolsos e a jogar por terra qualquer tentativa de investimento, já que a grande maioria deles tem valorizado abaixo da inflação. Neste caso o consumo para muitos parece ser a alternativa no momento, principalmente de bens duráveis, não é por acaso o aquecimento nas vendas de carros e de eletroeletrônicos. O dólar tem contribuído para segurar o preço ou até mesmo fazê-los despencar nestes segmentos o que tem colaborado para as vendas.
Outro fator interessante em relação à queda da bolsa e ao rendimento negativo (em relação à inflação) das outras modalidades de investimento é que os indicadores internos no Brasil estão em boa fase, o mercado interno tem demonstrado amadurecimento e a confirmação do cenário que o levou a receber o “grau de investimento” pelas agências internacionais, mas ainda não está imune a forte crise que abala os Estados Unidos. O que demonstra que a aparente crise que atinge o investimento financeiro no país coloca o foco no consumo e isso faz muito bem para a economia desde que sustentado na capacidade produtiva das empresas e de novos investimentos no setor produtivo. Uma boa perspectiva para começar a semana.
* Nesse caso para quem não vendeu as ações no momento oportuno o correto é não vender e para quem saiu no momento certo (ufa!!!) ou quer entrar no mercado financeiro o momento de compra está próximo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário