segunda-feira, 6 de outubro de 2008

A Crise e as Ações da Vale e da Petrobrás

Para quem esta preocupado com a queda do valor das ações e não consegue tirar os olhos dos extratos nos últimos meses é importante saber o seguinte: se você entrou para especular agora é o momento de pensar realmente em ser investidor, ou seja, deixar o seu dinheiro aplicado por um prazo mais longo.

Ao comprar ações você se tornou sócio de empresas sólidas e promissoras diante da economia brasileira e mundial. Ambas são sinônimo de um país que dá certo e poderiam estar localizadas em qualquer país desenvolvido. São empresas que estão em franco crescimento e desenvolvimento de novos negócios.

Toda crise é cíclica, ou seja, existe início, meio e fim, embora seja cedo para dizer quanto tempo essa crise terá de duração, mas certamente terá um fim e neste momento o mercado financeiro estará de volta à normalidade e o valor de suas ações também. A crise já dura mais de 20 meses e só agora de fato está chegando por aqui, mostrando-se mais perversa pelas reações exageradas do mercado financeiro em relação a BOVESPA do que de fato pelas conseqüências sobre a economia real.

Se mesmo assim você acredita que sua carteira de ações é ruim, saiba que poderia ser muito pior se tivesse comprado ações da do setor imobiliário, por exemplo, pois foram estas as mais castigadas no Brasil pela crise:

As ações ordinárias da Construtora Inpar despencaram 93,6%, Abyara recuaram 89,8%, Even e Rossi 76%, Trisul 72%, Eztec 69,7% e a Helbor 69,4%. Estas ações sofreram com a crise internacional e os reflexos sobre o mercado imobiliário dos Estados Unidos, na contramão da economia real brasileira, pois foi o PIB da construção civil que alavancou o crescimento da economia no 1º semestre, além do aumento do crédito para o setor que já ultrapassa níveis históricos.

Nenhum comentário:

ENTREVISTA: VIAGEM AO EXTERIOR (Jornal Hoje/Globo)

http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/cartao-de-debito-pre-pago-e-boa-opcao-para-pagar-contas-em-viagens-ao-exterior/2541690/

DICAS DE ECONOMIA: ENDIVIDAMENTO E TAXA DE JUROS (BOM DIA SC

Participação Matéria do RBS Notícias (matéria de encerramento do telejornal)

Os cuidados com as crianças na hora de ir as compra (RBS Bom Dia SC)

Entrevista no Jornal do Almoço RBS TV SC: 13º salário

Como gastar o 13º Salário

Entrevista sobre Finanças Pessoais