segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Crise: O Brasil Têm Saída!

A crise no mercado imobiliário americano começou em fevereiro de 2007, há 20 meses, e de lá prá cá a economia mundial vive de sobre-saltos, o mercado financeiro parece uma montanha russa e a única certeza desde junho é que tudo o que sobe tende a cair, ao contrário do cenário visto nos últimos, onde investimentos em ações tradicionais como a Petrobrás e a Vale valorizavam em meio às oscilações naturais da bolsa de forma tranqüila e continua.

Quase dois anos se passaram e só agora a crise realmente começa a assustar os brasileiros, a geração de expectativas negativas, aliada a posição vendedora dos acionistas da BOVESPA acenderam o sinal vermelho mostrando o outro lado da moeda. Embora o Brasil tenha recebido o “grau de investimento” de agências internacionais que julgaram o país confiável ao investimento estrangeiro, ainda continuamos sendo um país emergente que pensa e age como país emergente.

No primeiro sinal de crise lá se foi o capital estrangeiro, mesmo com os excelentes resultados da economia real. Estabilidade, crescimento econômico, crescimento de renda das classes D, C e B, recordes sucessivos na BOVESPA até maio de 2008, tudo ia bem até então, e muita coisa continua bem até agora, mas o mercado está assustado e sem prognóstico de voltar à normalidade.

Os reflexos da crise financeira foram sentidos inicialmente pela saída de parte do capital estrangeiro da BOVESPA, mas é falta de crédito no mercado internacional que está sendo a condutora da crise ao "mercado real" brasileiro, pois pelo menos metade de nossas exportações é financiada por bancos do exterior - cerca de 100 bilhões de dólares. Os exportadores agora têm que buscar os recursos no mercado interno e a dividir espaço com outras empresas e com os consumidores, quando a procura por crédito aumenta de forma inesperada os juros sobem e os prazos de financiamento tendem a diminuir.

A crise nos Estados Unidos começou no sistema bancário com o problema da inadimplência das hipotecas, mas no Brasil a história é diferente. Os bancos apresentam a cada ano lucros excepcionais, o spreed bancário garante ótimos resultados, muito mais exigência se faz para a liberação de crédito, por aqui o crédito é usado para compra do imóvel e ao contrário do que aconteceu lá, onde a facilidade de crédito fez com que o as pessoas usassem o dinheiro para financiar outros bens.

A equipe econômica do governo e o Banco Central terão participações importantes sobre o impacto da crise, mas certamente que poderá servir de escape para a possível recessão mundial e o que é o grande diferencial do Brasil em relação aos Estados Unidos e os países considerados desenvolvidos é o mercado interno. O Brasil é um país com um imenso e mal explorado mercado consumidor, muitos precisam do básico: comida, falta infra-estrutura, por isso todo investimento será bem vindo e poderá garantir giro na economia. Talvez num futuro próximo precisemos focar atenções no mercado interno até mesmo para absorver parte das exportações, trabalhando com a hipótese de uma recessão mais severa no mercado internacional.

Mesmo com a crise financeira e o sobe e desce das ações o mercado brasileiro continua crescendo. A as vendas da indústria automobilística só em setembro cresceram 31,7% em relação ao mesmo mês do ano passado e 9,8% em relação ao mês de agosto de 2008. No acumulado do ano as vendas subiram 27%, já as exportações de veículos novos e máquinas agrícolas recuaram 7,3% em setembro em relação a agosto, mas no acumulado do ano estão 8,1% maiores em valor, embora tenham apresentada queda no volume. Ao que parece setores importantes sentem os reflexos da crise, mas continuam passando a margem até o momento.

Nenhum comentário:

ENTREVISTA: VIAGEM AO EXTERIOR (Jornal Hoje/Globo)

http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/cartao-de-debito-pre-pago-e-boa-opcao-para-pagar-contas-em-viagens-ao-exterior/2541690/

DICAS DE ECONOMIA: ENDIVIDAMENTO E TAXA DE JUROS (BOM DIA SC

Participação Matéria do RBS Notícias (matéria de encerramento do telejornal)

Os cuidados com as crianças na hora de ir as compra (RBS Bom Dia SC)

Entrevista no Jornal do Almoço RBS TV SC: 13º salário

Como gastar o 13º Salário

Entrevista sobre Finanças Pessoais