quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Presidente! Cuidado com as palavras.

Num mundo globalizado como o atual é muito difícil saber qual o impacto da crise que começou nos Estados Unidos sobre a economia de outros países, mas o certo que em maior ou menor intensidade todos sentirão o aperto econômico.

Tenho procurado não me manifestar a respeito da crise, mas na atual circunstância é inevitável. Mas antes de falar sobre a crise gostaria de chamar a atenção sobre alguns discursos que ouvi na imprensa e em especial sobre declarações do Presidente Lula. Por isso, gostaria de lembrar uma afirmação do Presidente quando falou “a crise é do Bush”, uma frase de impacto para a imprensa, porém sem nenhum embasamento econômico.

A frase seguinte que gostaria de destacar quando o Presidente disse que no Brasil “acabou a era dos economistas, agora é dos engenheiros”, mais uma vez uma frase de impacto, porém neste caso considero muito infeliz, pois uma nação é construída por profissionais de inúmeras áreas, das mais simples as mais complexas funções. Talvez esse pensamento tenha sido o responsável pela primeira afirmação, pois ao relegar a importância dos economistas e das análises o Presidente tenha julgado por sua própria conta a trajetória da crise.

A última frase e talvez a mais preocupante de todas foi a afirmação do Presidente numa reunião com outros presidentes da América Latina quando disse que “essa seria possivelmente a maior crise da história”, aumentando a pressão negativista sobre toda a região; reconhecer o problema é uma coisa, afirmar sua intensidade é outra. Como o movimento da economia é fruto de expectativa, uma afirmação destas e a magnitude das palavras podem ao invés de apenas reconhecer o problema, acabar antecipando atitudes que aprofundem ainda mais os impactos da crise neste lado do mundo.

Mas do que falar é necessário buscar alternativas internas e regionais, analisar os fatores de risco como, por exemplo, o crédito e o nível de endividamento das famílias, a política de juros, as possibilidades de dar sustentação ao crescimento interno e amenizar a queda das exportações sobre os setores produtivos, e isso requer muito mais do que economistas, mas uma equipe multidisciplinar e altamente capacitada, sem frases de impacto, mas com ações concretas e objetivas. Os últimos anos têm sido abençoados para a economia brasileira e o prejuízo de retroceder seria um desastre, a começar pelas palavras.

2 comentários:

Anônimo disse...

Janine, como cobrar de um presidente semi-alfabetizado? Temos q cobrar do pessoal de Wall Street formado em Harvard...Vamos dar um desconto para nosso torneiro.. Pega leve!!!

Unknown disse...

O Lula foi preparado para ser Presidente e o conhecimento e a vivência pessoal que possui lhe confere experiência que não se ganha nos bancos de universidade. Até mesmo em Wall Street seria difícil encontrar pessoas que fossem capazes de Presidir um país tão complexo como o Brasil, mas no momento o Presidente deveria respeitar a gravidade da crise e “medir as palavras” para não frustrar ainda mais as expectativas do mercado nacional, pois a crise pode se tornar realmente mais grave do que o necessário. Lembrando que nas últimas semanas o resultado da BOVESPA tem sido pior do que os das bolsas americanas que estão literalmente no olho do furacão. No mais o Governo tem tomado atitudes importantes para neutralizar os efeitos da crise, a exemplo da liberação de compulsório, mas se não cuidar das palavras isso de nada adiantará. Outro fato que deve ser considerado é que a economia do Brasil durante a administração do Presidente Lula tem apresentado resultados excelentes, inclusive com ganho de renda para a população e deve ser mantido, qualquer retrocesso agora implicaria em muitos anos para a recuperação e é isso que me preocupa atualmente, portanto eu diria ao Presidente para tomar cuidado com as palavras, para que não gerem expectativas ainda mais negativas e coloquem em risco as ações contra a crise.

ENTREVISTA: VIAGEM AO EXTERIOR (Jornal Hoje/Globo)

http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/cartao-de-debito-pre-pago-e-boa-opcao-para-pagar-contas-em-viagens-ao-exterior/2541690/

DICAS DE ECONOMIA: ENDIVIDAMENTO E TAXA DE JUROS (BOM DIA SC

Participação Matéria do RBS Notícias (matéria de encerramento do telejornal)

Os cuidados com as crianças na hora de ir as compra (RBS Bom Dia SC)

Entrevista no Jornal do Almoço RBS TV SC: 13º salário

Como gastar o 13º Salário

Entrevista sobre Finanças Pessoais