quarta-feira, 22 de outubro de 2008

Valor de mercado de empresas negociadas na BOVESPA despencou 58% desde maio.

É isso mesmo, desde que crise do mercado americano aportou no mercado acionário brasileiro, o valor de mercado das empresas despencou 58% em dólar em relação ao final de maio.

A PETROBRÀS que chegou a ser a terceira empresa das Américas chegou a valer 300 bilhões de dólar agora conta com uma desvalorização de 60%, valendo pouco mais de 112 bilhões de dólares. A VALE por sua vez tinha o valor estimado no mercado de 200 bilhões e ontem fechou cotada a 68,2 bilhões de dólares.

A queda dos valores das ações foi provocada principalmente pela saída do capital estrangeiro no país que começou perder nas duas pontas, pela queda no valor das ações de um lado e pela valorização do dólar, tendo em vista que para repatriar o capital teria que obrigatoriamente ir ao mercado da cambio; movimento que acelera ainda mais o processo de valorização da moeda diante do real e aprofunda as perdas. Por isso a “intervenção” do Banco Central colocando dólares no mercado tem sido uma das principais ações para tentar conter o avanço da crise no mercado brasileiro.

Por outro lado, fica evidente o paralelo que existe entre o mercado financeiro e o mercado produtivo, pois as empresas que sofreram o impacto da desvalorização de suas ações estavam em acelerado processo de expansão e acompanhando (ou até mesmo superando) o crescimento do mercado brasileiro, a exemplo das empresas da construção civil e mesmo da PETROBRÁS e da Vale.

Outra coisa que me faz pensar para quem entrou na bolsa e está amargando com as perdas no extrato é uma estratégia de recuperação mais rápida, ou seja, tão logo o mercado demonstre menor volatilidade (o que seria em termos práticos: no acomodar das melancias) a compra de ações desvalorizadas, pois assim que o mercado retome o movimento natural a valorização a ações compradas período de baixa as “perdas” seriam queimadas mais rapidamente. Mas como diria David Ricardo (um clássico da economia) difícil é prever quando isso acontecerá; observando que ele próprio fez fortuna no mercado de ações.

Nenhum comentário:

ENTREVISTA: VIAGEM AO EXTERIOR (Jornal Hoje/Globo)

http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/cartao-de-debito-pre-pago-e-boa-opcao-para-pagar-contas-em-viagens-ao-exterior/2541690/

DICAS DE ECONOMIA: ENDIVIDAMENTO E TAXA DE JUROS (BOM DIA SC

Participação Matéria do RBS Notícias (matéria de encerramento do telejornal)

Os cuidados com as crianças na hora de ir as compra (RBS Bom Dia SC)

Entrevista no Jornal do Almoço RBS TV SC: 13º salário

Como gastar o 13º Salário

Entrevista sobre Finanças Pessoais