sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Crise, Pânico e Informação.

Mais um dia de pânico no mercado internacional. As bolsas despencam mundo a fora e as expectativas quanto ao fim da crise também. A crise está fazendo estragos nas finanças e a recessão instalada nos Estados Unidos já esta sendo sentida em outros países, mas se existe uma coisa que pesa neste momento não são os dados ou qualquer teoria econômica, mas as manchetes avassaladoras sobre a expectativa de pessoas que até o momento só tem informação da crise pela televisão.

O mundo está assustado e as pessoas também. Acompanho o processo desde o início e tenho noção dos estragos desta crise, mas existem muitos equívocos também. Para as pessoas em geral que não estão no olho do furacão à palavra de ordem é “cautela”. A mesma cautela que o ser humano deve cultivar sempre em relação as suas finanças, ou seja, respeitar o próprio orçamento, comprar de preferência a vista, evitar dívidas com o cartão de crédito, cheque especial e financeira. Para os investidores que ainda estão na bolsa à palavra de ordem é “paciência”, os riscos de investir na bolsa são altos, mas historicamente, mais cedo ou mais tarde os ativos se recuperam.

Estamos vivendo um período de grande relevância para a economia mundial, onde as guerras tendem a ceder espaço para a união frente a um inimigo invisível e mais devastador do que os mísseis: a crise financeira. As grandes potências mundiais, os países emergentes e os miseráveis, respiram hoje num só ritmo e numa só direção. Talvez este seja o início de uma virada no próprio capitalismo, na criação de um novo paradigma econômico e na maneira de enxergar as diferenças sócio-econômicas, principalmente se esta crise persistir além das expectativas.

Nenhum comentário:

ENTREVISTA: VIAGEM AO EXTERIOR (Jornal Hoje/Globo)

http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/cartao-de-debito-pre-pago-e-boa-opcao-para-pagar-contas-em-viagens-ao-exterior/2541690/

DICAS DE ECONOMIA: ENDIVIDAMENTO E TAXA DE JUROS (BOM DIA SC

Participação Matéria do RBS Notícias (matéria de encerramento do telejornal)

Os cuidados com as crianças na hora de ir as compra (RBS Bom Dia SC)

Entrevista no Jornal do Almoço RBS TV SC: 13º salário

Como gastar o 13º Salário

Entrevista sobre Finanças Pessoais