sábado, 14 de junho de 2008

Balneário Camboriú está entre os dez municípios mais dinâmicos do Brasil

No ranking dos 300 municípios mais dinâmicos elaborado através de pesquisa pela Gazeta Mercantil, Balneário Camboriú recebeu destaque ficando entre os 10 municípios primeiros. O estudo é baseado no PIB do município, aspectos financeiros, geração de novos negócios e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Em Santa Catarina, além de Balneário Camboriú, destacam-se ainda: São José (14º), Itajaí (65º), Lages (73º), Palhoça (80º), Joinville (130º), Florianópolis (143º), Criciúma (176º) e Blumenau (189º).

Interessante observar que o município de Balneário Camboriú tem infra-estrutura invejável, hotéis, restaurantes, opções turísticas de padrão internacional e os preços praticados são excelentes quando comparados a outros municípios de Santa Catarina. O município ainda é o refúgio para a terceira idade que encontra na cidade tranqüilidade e ótimas opções de lazer.

Nota:

Balneário Camboriú está entre os dez municípios mais dinâmicos do Brasil
Pesquisa, feita pelo jornal Gazeta Mercantil, é baseada no PIB e na renda da população

Balneário Camboriú obteve a melhor colocação entre os municípios de Santa Catarina e figura entre os dez primeiros do País. A pesquisa "Municípios mais dinâmicos do Brasil" consta no Atlas do Mercado Brasileiro 2008, publicação elaborada pelo jornal "Gazeta Mercantil" desde 1998. O ranking dos 300 municípios mais dinâmicos é baseado em indicadores 2007, atribuindo-se pesos e ponderação da renda da população. Também são avaliados PIB do município, aspectos financeiros, geração de novos negócios e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). A distinção é o extrato do ranking dos 300 municípios analisados em 2007, no levantamento realizado pela consultoria Florenzano Marketing. O dinamismo dos municípios é calculado por meio de uma metodologia com a utilização de parâmetros chamados de "Indicadores de Dinamismo", que são: o aumento do Índice de Potencial de Consumo (IPC), com peso 2, a variação do Produto Interno Bruto (PIB) em relação ao Brasil, com peso 1 e as operações bancárias por habitante, com peso 2. São observadas, ainda, a criação de novas empresas, com peso 1, o licenciamento de veículos no ano, com peso 1, o aumento da população, com peso 1, e os gastos municipais por habitante, com peso 2, sendo estes gastos os efetuados especificamente com saúde, educação, saneamento e ciência e tecnologia. O Índice de Potencial de Consumo (IPC) é composto por outros 46 índices de produtos dos 300 maiores mercados do Brasil, onde estão descritos os valores totais em reais, gastos pelas famílias do município durante o ano com consumo de bens não-duráveis e duráveis e a repartição destas despesas por municípios, a participação deste mercado em relação ao País e a população total de cada um dos 300 municípios. Nos 300 municípios que compõem o ranking resultante, concentram-se 59% da população brasileira e 73% de tudo o que as famílias brasileiras gastam com consumo anualmente, que corresponde a R$ 970 bilhões. A metodologia de pesquisa tem critérios que apontam os investimentos divididos por setores de atividade econômica e os principais indicadores socioeconômicos de cada Estado brasileiro. Os dez primeiros colocados no ranking geral são, por ordem: Ananindeua (Pará), Macaé (RJ), Aparecida de Goiânia (GO), Sumaré (SP), Balneário Camboriú (SC), Vinhedo (SP), Indaiatuba (SP), Hortolândia (SP), Valparaíso de Goiás (GO) e Vitória da Conquista (BA).Em Santa Catarina, além de Balneário Camboriú, destacam-se ainda: São José (14º), Itajaí (65º), Lages (73º), Palhoça (80º), Joinville (130º), Florianópolis (143º), Criciúma (176º) e Blumenau (189º).

Fonte: Tribuna Catarinense (14/06/2008)

Nenhum comentário:

ENTREVISTA: VIAGEM AO EXTERIOR (Jornal Hoje/Globo)

http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/cartao-de-debito-pre-pago-e-boa-opcao-para-pagar-contas-em-viagens-ao-exterior/2541690/

DICAS DE ECONOMIA: ENDIVIDAMENTO E TAXA DE JUROS (BOM DIA SC

Participação Matéria do RBS Notícias (matéria de encerramento do telejornal)

Os cuidados com as crianças na hora de ir as compra (RBS Bom Dia SC)

Entrevista no Jornal do Almoço RBS TV SC: 13º salário

Como gastar o 13º Salário

Entrevista sobre Finanças Pessoais