segunda-feira, 16 de junho de 2008

Investir em ações...todos podem, mas nem todo mundo deve.

Nas últimas semanas coloquei informações sobre a bolsa de valores e a surpreendente valorização de algumas ações; em um caso específico a valorização de uma única ação foi de 246% em apenas um dia. Observando que foram apenas informações, não fiz uma analise de mercado nem de tendências. Com certeza muitos se sentiram tentados e entrar nesta ciranda viva e investir no mercado financeiro e, outros, mais avessos ao risco nem tanto. Certamente o impulso de cada um mede o risco que está disposto a correr para obter maiores ganhos. Minha intenção foi apenas mostrar que existem outras maneiras de valorização do dinheiro que está em nossas mãos e que no Brasil ainda existe falta de informação e costume de investir no mercado financeiro. Investir em ações não é uma tarefa das mais simples, porque a compra e venda de ações são impulsionadas por expectativas, estratégias de mercado, existem as ferramentas de análise que monitoram as ações para identificar qual é a melhor hora de comprar ou vender, mas a decisão final é humana. Se há um boato, uma possibilidade de um acontecimento, na bolsa de valores ele se antecipa na compra ou venda de ativos. Se um grande banco ou corretora ou um número considerável deles agirem de forma similar o valor de algumas ações podem valorizar acima de condições palpáveis, aí a queda vai ser iminente. É assim que acontecem os movimentos especulativos, o day trade, ações são infladas pela grande procura e quando chegam ao valor desejado são colocadas a venda, o mercado não consegue dar continuidade ao movimento de alta e os conceitos teóricos se quebram e algumas carteiras de investimento também. Não é uma tarefa fácil entendem ou investir no mercado financeiro, mas para quem gosta de desafios é fascinante e de quebra tem a possibilidade de ver o dinheiro valorizar acima dos investimentos tradicionais. Com todas as adversidades o mercado financeiro ainda é a mais rentável opção de investimento para quem tem consciência do que está buscando e não tem pressa para resgatar os recursos aplicados. Qualquer pessoa pode investir em ações, mas dependendo do perfil nem todo mundo deve investir porque as oscilações e conseqüentes emoções podem ser fortes.

2 comentários:

Anônimo disse...

Janine, boa noite, gostaria da tua opinião sobre bolsa de valores. Tenho três filhos, respectivamente com 20, 17, 14 anos. Falamos sobre bolsa de valores e resolvi pesquisar sobre o assunto.Gostaria, se possível me dar alguma orientação,muito obrigada pela atenção.

Unknown disse...

Cleuza, a bolsa de valores hoje é uma boa alternativa para quem quer investir e ter bons rendimentos, mas antes de qualquer coisa você precisa saber o seu perfil e quanto dinheiro tem disponível. Caso você queira ter certa tranqüilidade o ideal é procurar fundos de ações ou se tiver disposição para encarar o mercado o ideal será comprar ações; lembrando sempre que as ações oscilam e por isso você não pode ter pressa para vender, o que caracteriza o investimento de longo prazo, mas isso também não impede que ao ter boa rentabilidade você realize a venda.
Na Caixa Econômica você pode fazer investimentos em fundo de ações a partir de R$100,00 e a tecnologia também é uma grande aliada, pois hoje você pode comprar e vender ações através da internet para isso é necessário ir a um banco e abrir uma conta investidor e depois realizar as operações através do seu computador.

Informações:
http://www.bovespa.com.br/Principal.asp
http://www.caixa.gov.br/Voce/Investimentos/fundos/index.asp
http://www.bb.com.br/portalbb/home4,114,114,6,1,1,1.bb

ENTREVISTA: VIAGEM AO EXTERIOR (Jornal Hoje/Globo)

http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/cartao-de-debito-pre-pago-e-boa-opcao-para-pagar-contas-em-viagens-ao-exterior/2541690/

DICAS DE ECONOMIA: ENDIVIDAMENTO E TAXA DE JUROS (BOM DIA SC

Participação Matéria do RBS Notícias (matéria de encerramento do telejornal)

Os cuidados com as crianças na hora de ir as compra (RBS Bom Dia SC)

Entrevista no Jornal do Almoço RBS TV SC: 13º salário

Como gastar o 13º Salário

Entrevista sobre Finanças Pessoais