O aparecimento da inflação nos últimos meses colocou por terra tentativa tradicionais de investimentos financeiros para manter o poder aquisitivo do dinheiro. O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) do primeiro semestre de 2008 foi de 6,82% e superou a rentabilidade dos Fundos de Investimento em 2,77%, as aplicações em CDB líquido acima de R$100.000,00 e Fundos DI em 2,67%, o rendimento da poupança foi superado em 3,32%.
A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) teve desvalorização considerável e ficou abaixo de todas as expectativas, registrou alta de 1,77% no semestre, mas em relação ao IGP-M perdeu em rentabilidade 5,05%. O IBOVESPA em junho desvalorizou 10,44% e teve o pior resultado mensal desde abril de 2004, resultado da saída de capital estrangeiro das turbulências do mercado internacional.
Dentre as ações mais tradicionais da BOVESPA, as ações da Petrobrás PETR3 e PETR4 tiveram valorização de 9,61% e 6,56% respectivamente, observando que a primeira ficou acima do IGP-M, já as ações da Vale VALE3 e VALE5 a rentabilidade foi negativa em 3,38% e 5,33% no semestre. Já ações como a HAGA (HAGA4) tiveram valorização de 598,57%.
Estes números são o resultado de um ano conturbado, que apresentou dois períodos de queda, no início do ano, entre janeiro e fevereiro, e em junho, mas para quem realizou ganhos no período intermediário os resultados foram excelentes, especialmente entre março, abril e maio.Rendimentos como da empresa HAGA S.A que apresentou valorização de quase 600% no 1º semestre a primeira vista parece surpreendentes, mas a tendência de alta dessa ação persiste nos últimos 5 anos, assim como a valorização da Petrobrás e até mesmo a Vale. O que lembra aos investidores que a perspectiva do investimento em ações é de longo prazo, embora ganhos significativos possam ser realizados num curto período, tudo dependerá do perfil e do posicionamento do investidor.
E para finalizar: na lanterninha dos investimentos mais desvalorizados ficou o dólar comercial com perda de 10,03% e o dólar paralelo com 8,04%.
Nenhum comentário:
Postar um comentário