segunda-feira, 30 de junho de 2008

1º Semestre de 2008: investimentos no vermelho...nem todos!

O aparecimento da inflação nos últimos meses colocou por terra tentativa tradicionais de investimentos financeiros para manter o poder aquisitivo do dinheiro. O IGP-M (Índice Geral de Preços do Mercado) do primeiro semestre de 2008 foi de 6,82% e superou a rentabilidade dos Fundos de Investimento em 2,77%, as aplicações em CDB líquido acima de R$100.000,00 e Fundos DI em 2,67%, o rendimento da poupança foi superado em 3,32%.

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) teve desvalorização considerável e ficou abaixo de todas as expectativas, registrou alta de 1,77% no semestre, mas em relação ao IGP-M perdeu em rentabilidade 5,05%. O IBOVESPA em junho desvalorizou 10,44% e teve o pior resultado mensal desde abril de 2004, resultado da saída de capital estrangeiro das turbulências do mercado internacional.

Dentre as ações mais tradicionais da BOVESPA, as ações da Petrobrás PETR3 e PETR4 tiveram valorização de 9,61% e 6,56% respectivamente, observando que a primeira ficou acima do IGP-M, já as ações da Vale VALE3 e VALE5 a rentabilidade foi negativa em 3,38% e 5,33% no semestre. Já ações como a HAGA (HAGA4) tiveram valorização de 598,57%.

Estes números são o resultado de um ano conturbado, que apresentou dois períodos de queda, no início do ano, entre janeiro e fevereiro, e em junho, mas para quem realizou ganhos no período intermediário os resultados foram excelentes, especialmente entre março, abril e maio.Rendimentos como da empresa HAGA S.A que apresentou valorização de quase 600% no 1º semestre a primeira vista parece surpreendentes, mas a tendência de alta dessa ação persiste nos últimos 5 anos, assim como a valorização da Petrobrás e até mesmo a Vale. O que lembra aos investidores que a perspectiva do investimento em ações é de longo prazo, embora ganhos significativos possam ser realizados num curto período, tudo dependerá do perfil e do posicionamento do investidor.

E para finalizar: na lanterninha dos investimentos mais desvalorizados ficou o dólar comercial com perda de 10,03% e o dólar paralelo com 8,04%.

Nenhum comentário:

ENTREVISTA: VIAGEM AO EXTERIOR (Jornal Hoje/Globo)

http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/cartao-de-debito-pre-pago-e-boa-opcao-para-pagar-contas-em-viagens-ao-exterior/2541690/

DICAS DE ECONOMIA: ENDIVIDAMENTO E TAXA DE JUROS (BOM DIA SC

Participação Matéria do RBS Notícias (matéria de encerramento do telejornal)

Os cuidados com as crianças na hora de ir as compra (RBS Bom Dia SC)

Entrevista no Jornal do Almoço RBS TV SC: 13º salário

Como gastar o 13º Salário

Entrevista sobre Finanças Pessoais