Hoje foi o dia das ações da Haga S.A, as ações HAGA4 valorizaram 50% e a HAGA3 39,02% conferindo a liderança e vice-liderança no ranking das maiores altas nesta da BOVESPA nesta segunda-feira. Essa trajetória de valorização da Hagah segue a praticamente há um ano, neste período as ações valorizaram 800%, isto mesmo, há 12 meses as ações HAGA4 abriram a R$3,00 (três reais) e hoje o fechamento foi em R$ 27,00; só nos últimos sete dias as ações cresceram 146%.
Nota:
Fundada em 1937, A HAGA S/A Indústria e Comércio é uma empresa de capital aberto e está situada em Nova Friburgo, estado do Rio de Janeiro.
Nota:
Fundada em 1937, A HAGA S/A Indústria e Comércio é uma empresa de capital aberto e está situada em Nova Friburgo, estado do Rio de Janeiro.
Em nota publicada no Fórum ADVFN, WNSILVA fez uma análise da Empresa HAGA comparativa com a Gazola embasando o mercado financeiro sobre as perspectivas de valorização das ações da Empresa, bem como avaliando o crescimento do setor e a prorrogação do direito antidumping para o setor de fechaduras e ferragens.
A- COMPARATIVO GAZOLA X HAGAI
I- COMPARATIVO RECEITA LIQUIDA EM 2007:
RECEITA LIQUIDA HAGA = R$ 24,7 MILHÕES
RECEITA LIQUIDA GAZOLA = R$ 9,8 MILHÕES
RESUMO : A RECEITA LIQUIDA DA HAGA É QUASE 2,5 VEZES A RECEITA LIQUIDA DA GAZOLA .
II- LUCRO BRUTO EM 2007 :
LUCRO BRUTO HAGA = R$ 9,5 MILHÕES
LUCRO BRUTO GAZOLA = R$ 1,9 MILHÕES
RESUMO : LUCRO BRUTO DA HAGA É MAIS DO QUE 4 VEZES SUPERIOR AO LUCRO BRUTO DA GAZOLA
III - CRESCIMENTO DA RECEITA LIQUIDA
CRESCIMENTO 2007 X 2006 HAGA = 31,5 %
CRESCIMENTO 2007 X 2006 GAZOLA = 17,0 %
III- VALOR MERCADO NA ABERTURA DE HOJE :
VALOR DE MERCADO HAGA = R$ 13 MILHÕES
VALOR DE MERCADO GAZOLA = R$ 25 MILHÕES
RESUMO : O VALOR DE MERCADO NO INÍCIO DO DIA DE HOJE DA HAGA ERA 50 % DO VALOR DE MERCADO DA GAZOLA . NO FINAL DO DIA FICOU PRÓXIMO. MAS SE FIZERMOS UMA SIMPLES E RÁPIDA ANÁLISE DE DESEMPENHO DE LUCRO E RECEITA O VALOR DE MERCADO DA HAGA ESTÁ AINDA MUITO DEFASADO. DIANTE DE TAIS DADOS A EXPECTATIVA SERIA DE MIGRAÇÃO DO VALOR DE MERCADO PARA PATAMAR MUITO SUPERIOR AO DA GAZOLA.
B- PARQUE FABRILO parque fabril da HAGA ocupa uma área de cerca 20.000m², onde estão distribuídos seus 11 setores: Usinagem, Estamparia, Fundição Sob Pressão, Rebarbagem, Galvanoplastia, Pintura, Engenharia Industrial, Montagem Final, Ferramentaria, Engenharia do Produto e Administração.
C-PRINCIPAL CONCORRENTE, TAMANHO DE MERCADO E DIREITO ANTI-DUMPING :
FATURAMENTO DO PRINCIPAL CONCORRENTE (PAPAIZ) PODE INDICAR ENORME POTENCIAL DE MERCADO PARA HAGA .Em 2006, a Papaiz registrou faturamento de R$170 milhões. Segundo informações da empresa, a participação da Papaiz no mercado nacional de cadeados hoje é de 30%, de 15% em fechaduras, 25% em cilindros de móveis e 30% em componentes para esquadrias. O faturamento da HAGA foi de R$ 30 milhões , ou seja, a empresa tem ENORME potencial de crescimento.
Importante : MERCADO NACIONAL EM TORNO DE R$ 850 MILHÕES
RECUPERAÇÃO DA EMPRESA A HAGA é a pioneira no desenvolvimento tecnológico de fechaduras . Empresa do RJ, que antes se chamava Ferragens Haga, mudou sua razão social e passou a se chamar Haga S.A. Indústria e Comércio. De nome e logomarca novos, lembra pouco a firma concordatária que só não fechou porque os empregados assumiram seu controle, em 1993. Como a Haga, diversas empresas foram literalmente salvas pelos trabalhadores nos últimos 15 anos.
DIREITOS ANTIDUMPING EVITA A COMPETIÇÃO SELVAGEM COM CHINESESDireito antidumping para o setor de fechaduras e ferragens foi prorrogado por mais cinco anos. Como os fabricantes pediam, o governo federal estabeleceu a cobrança de uma taxa fixa de US$3,56 por unidade importada. Antes, os importadores pagavam uma porcentagem sobre o valor das peças importadas, medida considerada ineficaz para igualar o preço do produto importado com o brasileiro, visto que o valor declarado nem sempre é o valor real. “Foi uma vitória. O cadeado chinês estava chegando ao Brasil por US$0,20, o que não cobre nem os custos com a matéria-prima necessária para sua fabricação”.
D- EVOLUÇÃO DA MARGEM BRUTA DA HAGA
2006 - MBRUTA = 27,33 %
2007 - MBRUTA = 38,51 %
2008 - MBRUTA = 44,88 % (1.o TRIM )
E- VALOR DE MERCADO COMPARADO A RECEITA LIQUIDA ( FINAL DO DIA DE ONTEM)
HAGA - VALOR MERCADO = 0,9 X RECEITA LIQUIDA
GAZOLA - VALOR DE MERCADO = 2,55 X RECEITA LIQUIDA
F- VALOR DE MERCADO COMPARADO AO LUCRO BRUTO ( FINAL DO DIA DE ONTEM )HAGA - VALOR MERCADO = 2,4 X LUCRO BRUTO
GAZOLA - VALOR MERCADO = 13,5 X LUCRO
Fonte: http://br.advfn.com/p.php?pid=fbb_thread&bb_id=11&id=1927759
Fonte: http://br.advfn.com/p.php?pid=fbb_thread&bb_id=11&id=1927759
Nenhum comentário:
Postar um comentário