segunda-feira, 30 de junho de 2008

“Maxi-Deflação”: O Consumidor e a Queda do dólar.

Ao mesmo tempo em que muitos produtos subiram de preços embalados por uma onda inflacionária em escala mundial, para outros produtos os preços caíram vertiginosamente. Na última semana o dólar alcançou a menor cotação desde 1999: R$1,592.

O dólar começou a cair em 2004 e de lá para cá os produtos eletrônicos tiveram quedas significativas de preço, bom para o consumidor, tendo em vista que muitos produtos chegaram às classes C e D, e o que torna a notícia ainda melhor, chegaram com tecnologias superiores.

O telefone celular surgiu no mercado com preços proibitivos para grande parte da população e hoje pode ser encontrado por um preço 95% menor do que há 13 anos. Graças à queda no preço o celular hoje é considerado um objeto de inclusão social; no Brasil mais de 65% da população tem aparelho, são mais de 130,5 milhões de linhas ativas.

Outra variação surpreendente de preços foi o da TV: o preço médio de uma TV flat em 2003 era de R$ 29.000,00 e hoje encontramos TVs de Plasma e de LCD por menos de R$2.000,00 (com tecnologia superior a de 2003), uma queda de 93% no preço. Isto aconteceu pelo ganho em escala na produção que diminui o valor unitário de cada aparelho e, principalmente, pela queda no dólar tendo em vista que a tela de plasma ou cristal líquido, principal componente da TV, é importada.

Para outros produtos a comparação é diferenciada já que a tecnologia alterou significativamente as características do produto. Este foi o caso do Vídeo Cassete que hoje se “transformou” em DVD, transformação tecnológica gigantesca mas que não impediu a queda de mais de 80% nos preços.

Para os consumidores a queda no dólar também teve efeito positivo no preço de vestuário, bebidas, brinquedos, entre outros eletrodomésticos, tendo em vista a valorização do real torna esses produtos mais baratos ao mercado nacional, seja pela importação de componentes ou do produto final.

Lembrando que a exportação de produtos brasileiros na atual circunstância fica desfavorecida, movimento que também se reverte em vantagem para o consumidor. Produtos como o calçado, por exemplo, tem o preço contido pelo aumento da oferta interna ocasionada pela dificuldade de exportar produtos com preços maiores ao mercado internacional. As exportações perdem competitividade, mas o bolso e o pé do consumidor agradece.

Muitas vezes focamos a atenção em notícias econômicas ruins, no atual momento a inflação é a bola da vez, mas tão melhor é observar que a globalização e a abertura comercial de nossas fronteiras trouxeram muitos benefícios aos consumidores a exemplo do que foi relatado acima.

Nenhum comentário:

ENTREVISTA: VIAGEM AO EXTERIOR (Jornal Hoje/Globo)

http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/cartao-de-debito-pre-pago-e-boa-opcao-para-pagar-contas-em-viagens-ao-exterior/2541690/

DICAS DE ECONOMIA: ENDIVIDAMENTO E TAXA DE JUROS (BOM DIA SC

Participação Matéria do RBS Notícias (matéria de encerramento do telejornal)

Os cuidados com as crianças na hora de ir as compra (RBS Bom Dia SC)

Entrevista no Jornal do Almoço RBS TV SC: 13º salário

Como gastar o 13º Salário

Entrevista sobre Finanças Pessoais