terça-feira, 3 de junho de 2008

Expectativa: COPOM pode decidir pelo aumento da taxa básica de juros.

O Comitê de Política Monetária (COPOM) anuncia nesta quarta-feira o rumo da taxa básica de juros que está em 11,75%. Para tentar frear o consumo do mercado interno a tendência é de um aumento de 0,5 a 0,75%, ou seja, a intenção é encarecer o crédito, mas na verdade este tipo de aumento apenas favorece o setor financeiro, porque a variação para o consumidor (tomado individualmente) é insignificante conforme projeção da ANEFAC (Associaçao Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade) ficará em 0,83%.

Supostamente este aumento viria para evitar que o aumento de consumo gere pressão inflacionária, o problema é que a pressão inflacionária já entrou na casa de todos os brasileiros, tanto por influencias internacionais ligadas aos preços das commodities, como nacionais, como o aumento do óleo diesel (entre outros). E pode ter certeza que não tem nada mais perverso do que a inflação para tirar o poder de compra do consumidor.

Nenhum comentário:

ENTREVISTA: VIAGEM AO EXTERIOR (Jornal Hoje/Globo)

http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/cartao-de-debito-pre-pago-e-boa-opcao-para-pagar-contas-em-viagens-ao-exterior/2541690/

DICAS DE ECONOMIA: ENDIVIDAMENTO E TAXA DE JUROS (BOM DIA SC

Participação Matéria do RBS Notícias (matéria de encerramento do telejornal)

Os cuidados com as crianças na hora de ir as compra (RBS Bom Dia SC)

Entrevista no Jornal do Almoço RBS TV SC: 13º salário

Como gastar o 13º Salário

Entrevista sobre Finanças Pessoais