quinta-feira, 19 de junho de 2008

A poupança tem o pior resultado desde março de 2003.

O rendimento da poupança em maio entrou para a história do Governo Lula como o pior rendimento real (rendimento menos inflação) desde março de 2003.

O rendimento da poupança foi de 0,574% e a inflação medida pelo IPCA (índice calculado pelo IBGE) foi de 0,79%, o que implica numa queda real do rendimento de 0,0216% no mês e no acumulado do ano a perda foi de 0,013% negativo (ver tabela abaixo). Na prática isso significa que quem aplicou R$ 1.000,00 em abril teria que depositar em maio R$ 0,21 (vinte e um centavos) para neutralizar a perda.

A poupança é remunerada pela variação da Taxa Referencial (TR) mais 0,5% ao mês. No início do ano o Conselho Monetário Nacional (CMN) alterou a fórmula de cálculo da TR para garantir que a poupança pague ao menos 0,5% ao mês aos correntistas, caso isso não tivesse sido feito as perdas seriam ainda maiores. De acordo com a nova regra, a TR não poderá ter variação negativa.


A previsão de rendimento da poupança de junho é de 0,6152% e no acumulado do ano ficará em 3,5022%.




Nenhum comentário:

ENTREVISTA: VIAGEM AO EXTERIOR (Jornal Hoje/Globo)

http://g1.globo.com/jornal-hoje/videos/t/edicoes/v/cartao-de-debito-pre-pago-e-boa-opcao-para-pagar-contas-em-viagens-ao-exterior/2541690/

DICAS DE ECONOMIA: ENDIVIDAMENTO E TAXA DE JUROS (BOM DIA SC

Participação Matéria do RBS Notícias (matéria de encerramento do telejornal)

Os cuidados com as crianças na hora de ir as compra (RBS Bom Dia SC)

Entrevista no Jornal do Almoço RBS TV SC: 13º salário

Como gastar o 13º Salário

Entrevista sobre Finanças Pessoais